26.11.09

Por um filho nada Xurumambo

O que você verá a seguir é, senão irritante, constrangedor no mínimo. É daquelas coisas que se lê a primeira, a segunda, a terceira vez... para entender de onde vem tanta ignorância. Como pode um ser se expressar dessa maneira, na contramão de um movimento mundial que é urgente e prioriza o bem-estar de gerações atuais e futuras?

Garimpei esta pepita em uma de minhas visitas ao You Tube, para assistir ao ótimo e educativo “The Story of Stuff”. A pessoa se denominava "Xurumambo" e comentava o conteúdo ecopanfletário do vídeo.

Prepare-se para fortes emoções: 

“Ainda está para nascer o Sol que vai iluminar o dia em que eu vou ficar menos tempo embaixo do chuveiro pra economizar água pra algum filho da puta que vai nascer daqui a 20 anos. Ou deixar de andar na minha 4x4 queimando litros e litros de gasolina sem a menor pena. Bando de fodidos do caralho. Ecologia é a típica consciência do pobre: socializar a miséria. Se o planeta não aguenta, então ele que se foda, eu quero é gozar!”

Há pais que passam toda a sua existência se projetando na vida dos filhos, desejando que eles sejam médicos ou empresários bem sucedidos, preocupados com o que os outros irão pensar se seus rebentos forem gays ou adeptos de um baseado. Mas eu, se tiver um filho algum dia com a cabeça de um Xurumambo desses, vou pedir para a encomenda voltar para o remetente, exigindo indenização por danos sentimentais e frustração, temperados com colheres cheias de decepção e revolta. Prefiro não ter filhos a conviver com um sujeito assim.

E você? Quanto tempo a menos pode ficar debaixo do chuveiro ou deixar seu 4x4 na garagem quando nem precisa dele? Alguém vai ter de compensar os estragos que um Xurumambo faz por aí. Se eu fosse você, em vez de ensinar seu filho a dirigir com 10 anos de idade – para mais tarde queimar litros e litros de combustível –, preferiria mostrar os benefícios de pedalar em um parque longe das cidades poluídas. Aqueles parques preenchidos com ar que rasga o peito de tão puro.

Ao contrário do que Xurumambo prega, Ecologia é a típica consciência de quem se importa com o outro e consigo mesmo, para que todo mundo goze sem f**** o planeta.

1 comentário:

Lilian Juliana disse...

Gente!! Que nojo deste cara.. Pior que tá cheio de gente assim, né?! Mas como diz minha vó "Deus, tá vendo!"... rs.

Fique tranquilo que você nunca vai ter um Xurumambo! Filho nosso vai vir pra trazer felicidade e coisas boas pra estes mundo!

Beijocas!!