18.11.09

Atire a primeira semente!


Um jardim construído por pássaros, insetos e ventos sobre as ondas cerâmicas manchadas por limo e sol. Descendo as ruas de Tiradentes, MG, minha surpresa foi me deparar com um "telhado verde" feito naturalmente. Admirável. Sei que o conceito de telhado verde é outro, apresenta outras características, só que não dá pra negar a beleza da formação espontânea disso aqui e lembrar de quão ecologicamente interessante pode ser uma ideia assim.

Repare como as plantas se dispõem quase que milimetricamente organizadas sobre as telhas úmidas desta casa, ricas em matéria orgânica para a alimentação das espécies. Embora pareçam resistentes, a chuvinha que cai na cidade dá uma mãozinha para as plantas sobreviverem. Queria saber quais espécies são essas. Alguém tem pistas de seus nomes?

Que tal dar uma ajudinha à natureza e começar a semear sobre as telhas de sua própria casa? Se seu jardim suspenso tiver um grande volume e for bem planejado, ele ajudará a equilibrar a temperatura e dará um pouco de umidade ao interior do seu cafofo, e seu ventilador ficará descansando um pouco no verão. Vai ser economia de energia para esbanjar bem estar sem culpa.

Se acha que uma fachada como esta é ousada demais para você, comece pelo telhado da área externa, da churrasqueira por exemplo, e me conte se fizer alguma diferença no frescor. Para minha tristeza, moro em apartamento, mas se eu tivesse uma casa assim, atiraria a primeira semente agora - de vidro ou barro queimado, qualquer que fosse o meu telhado.

Sem comentários: