28.3.10

E o bambu?

Calma, calma. O título foi só uma referência à piadinha grotesca que deixou Silvio Santos sem chão há muitos anos em um de seus programas de auditório (assista!) - sem chão, sem graça e sem saber o que fazer com o material.

Embora para Silvio o bambu não vá ter uma função lá muito conveniente, há centenas de aplicações da planta no nosso dia a dia em produtos que fazem parte dele. Tenha certeza de que, em sua casa, há, pelo menos, uma coisinha feita com a matéria-prima. Se aparentemente não for tão fácil de identificar algo de bambu, você pode desconfiar até do tecido que reveste a sua almofada (e não estou me referindo à estampa dela).

O bambu é uma planta versatilíssima e tem muitas vantagens, inclusive ecológicas. O bambu cresce muito mais rápido que a maioria das árvores utilizadas como matéria-prima, é facilmente renovável - não é preciso arrancá-lo do solo para sua colheita -, tem fibras resistentes e possui características antibacterianas (ideal para substituir as colheres de pau, aquelas que fazem os melhores brigadeiros que comemos na vida).

Tamanha é sua resistência que ela é utilizada na arquitetura e construção civil para servir como estruturas de sustentação de uma infinidade de edificações - procure informações sobre o arquiteto colombiano Simón Vélez, autor da Catedral de Pereira, cidade da Colômbia, mostrada na primeira foto do post. Há quem diga que algumas espécies de bambu foram as primeiras plantas a renascerem após o ataque atômico a Hiroshima. No mundo pós terceira-guerra (será?), sobreviverão as baratas e os bambus se as teorias estiverem corretas.

Há duas lembranças minhas com a presença marcante do bambu. Uma delas é o túnel que serve como entrada ao aeroporto de Salvador, BA, minha cidade natal. É um corredor refrescante, sombreado, para quem ainda não está adaptado ao calor da Terrinha. Tem menos de meio quilômetro, mas é como se durasse uma eternidade o passeio por ele. Há quem goste tanto da experiência que faz vídeos do percurso. A outra é referente a quando eu empinava pipa nas lajes dos amigos na época de criança. A gente costumava fazer as próprias peças - as minhas nunca davam certo - com lascas de bambu que trazíamos da praia e papel de seda colorida. Os setembros eram meses de bambu e papel no céu por causa dos ventos que faziam.

Deixando a saudade de lado, depois de uma digressão soteropolitana, minha sugestão é, quando se tratar de consumo, invista em produtos confeccionados em bambu. Na sua casa, nas roupas que usar, nos palitos dos restaurantes orientais, nas coberturas vegetais da sua cabana quando se perder em uma ilha como a do seriado LOST, na sua esteira de praia... para alimentar o seu panda de pelúcia até - quem sabe? Vale tudo.

É bonito, é prático e menos danoso aos ecossistemas onde haja presença dele e em que seu cultivo seja feito de forma adequada. Tomara que a criança sapeca do Silvio já tenha aprendido que há outras diferenças entre um poste, uma mulher e o bambu. O Silvio - né, querido? - já aprendeu depois de ter lido este post. Ha-hai-hi-hi!


Mais infos?
www.cooperadamente.blogspot.com (associação que produz a colher, a caneca, os porta-temperos e o pegador)
www.bamboo.ning.com (rede social brasileira com discussões sobre o uso do bambu);
www.bambubrasileiro.com (site de um grupo de estudos sobre a planta);
www.tibarose.com (grupo de estudos sobre bioarquitetura entusiasta do bambu nas edificações);
-------
As imagens que ilustram o texto: da catedral, são do blog Pensando Verde; do corredor de bambu de Salvador, Marco Aurélio Martins (Agência A Tarde); dos produtos da Cooperadamente, divulgação.

1 comentário:

Lilian Juliana disse...

Rominhoooo! Viva o bambuuuuu!
Vou até lá no quarto cheirar meu desodorante de bambu pra matar a saudade de você. Quando a gente se ver dá pra fazer um brigadeiro com sua colher de bambu?! Ai que vontade!

Mano, eu quero um panda pra dar bambu pra ele comer, quero me perder na ilha do LOST pra construir uma barraca e armar a barraca, manja? É o post mais engraçado do blog! Amei!!rsrs
Ah, descobri o que aconteceu com a menina que ensinou a funcionalidade do bambu pro Silvio. Dá um ligue:
http://www.youtube.com/watch?v=k5k3AvHfYYo&NR=1

Má oeeee! Amo você!