28.1.10

Por que investir em artesanato?

Sou repórter da revista Casa & Decoração, na qual assino uma coluna chamada Ecodécor. A proposta dela é divulgar ideias, produtos e atitudes que tenham a ver com a casa e que sejam ecologicamente responsáveis. E um dos temas mais frequentes tratados por mim na coluna é o artesanato feito de modo positivo, verde, com alguma característica que torna o resultado dele um produto interessante do ponto de vista ecossocial.

Na edição de janeiro da revista, nas bancas até a semana que vem, você pode conferir uma imensa quantidade de iniciativas privadas e não-governamentais de apoio a comunidades e/ou indivíduos que produzem um artesanato belíssimo e com grande valor social agregado a ele, seja pela forma como os recursos naturais são usados como matéria-prima, tanto quanto de que maneira os produtores do artesanato são remunerados - se de modo justo por exemplo. É só abrir na página 42 e conferir o especial sobre artesanato que fiz.

Decidi escrever este post não como jabaculê da revista, mas como extensão dela. Em todas as viagens que faço, procuro trazer um pedacinho da cidade visitada comigo. E se a cidade tiver uma produção artesanal forte, então, é excesso de bagagem na certa.

O legal mesmo é conhecer o próprio artesão, conversar sobre sua história, descobrir as referências (de vida, cultura, natureza) que estão impregnadas no artesanato que quero levar para casa. Nem sempre falar com o cara é possível no momento da aquisição, mas, pelo menos, investigar a origem dos materiais usados e como ele foi parar naquela lojinha ou banca faz que você possa optar pela não-compra se desconfiar de algo "podre" por trás de todo aquele lero-lero bonito de se ouvir. Pode apostar que vai haver uma placa sobre quem produziu a peça em questão ou o vendedor vai saber contar uma história legal, por menos completa de informações que ela seja.

Meu quarto é um pandemônio de referências e memórias. Guardo muitas coisas consideradas "tranqueiras" por quem me visita. Porém, entre os guardanapos, tíquetes, pedaços de galhos, postais..., há delícias artesanais presas nas paredes, expostas nas estantes ou dando um colorido ao chão. É minha forma de me transportar para os lugares que já visitei, onde pude promover o comércio local e estimular a produção cultural de lá. É por isso que considero investir em artesanato uma forma de incentivar práticas de sustentabilidade entre aqueles que dependem dele para sobreviver. E se você tem consciência de como a engrenagem funciona, é coração tranquilo e beleza para curtir por muitos anos.

Se não puder viajar nos próximos dias ou não conseguir trazer peças de suas andanças, vá até os sites abaixo. É uma listinha de organizações cujos trabalhos acompanho faz algum tempo e ponho fé em suas práticas. Elas orientam artesãos no sentido de extrair os recursos naturais de maneira menos danosa, conseguir inserção de seus produtos no comércio e como gerir as comunidades financeira e socialmente. Dá até para fazer o pedido com alguns cliques e receber em casa - e com pagamento parcelado. Vale a pena mesmo.

Conheça!

www.mundareu.org.br
www.artesol.org.br
www.oficinadeagosto.com.br
www.institutomeio.org
www.artesanatobrasil.com.br

---------------------------
As fotos que ilustram o post foram feitas durante minhas férias em Manaus e região, AM, no mês de outubro do ano passado: 1. vendedora de artesanato em box do Mercado Municipal de Manaus; 2. tapetes feitos com retalhos de tecidos e sacolas plásticas expostos ao sol em Paricatuba; 3. vendedor ambulante de pulseiras artesanais em uma praça do centro da capital; 4. chocalhos produzidos com cabaças e penas sintéticas, vendidos no Parque Ecológico Janauary.

2 comentários:

Andre de P.Eduardo disse...

Meu querido, vou incluir você numa rota de fuga da loucura paulistan rumo ao interior do Nordeste (ao Piaui), que já tem a Débora como participante.
PS: quem é esse "Alex", com essa cara de maluco? E essa menina de verde abaixo, deveras bonitinha, quem é? ; - )
Beijo imenso!
Andre G. de Paula Eduardo

Anônimo disse...

Adorei, muito legal!!!!